Os pêndulos gravíticos

O pêndulo gravítico é um sistema físico constituído por uma massa presa a um ponto por um fio. Este tipo de sistema tem um interesse académico devido à simplicidade do seu comportamento em determinadas condições. Por exemplo, o pêndulo gravítico simples comporta-se, para pequenos ângulos de amplitude, como osciladores harmónicos simples. No que concerne à solução geral para o movimento do pêndulo gravítico simples, esta torna-se um pouco mais complexa uma vez que envolve a utilização de funções elípticas. O movimento deste tipo de sistema cinge-se ao plano.

No caso mais geral, o pêndulo gravítico possui dois graus de liberdade pois a massa tem liberdade para se mover na superfície de uma esfera. É frequente a designação de pêndulo esférico a um pêndulo deste tipo. Um caso particular do pêndulo esférico é o pêndulo cónico que é um dos exemplos mais explorados na construção de um movimento circular uniforme.

A utlização mais conhecida deste tipo de sistemas é, sem dúvida, o relógio devido à regularidade do seu movimento. Daí a designação de relógios de pêndulo (com todo o seu encanto, claro). Outras aplicaçóes prendem-se com a medição da constante gravítica e foi usado como uma demonstração experimental da rotação da Terra.

No artigo Os pêndulos gravíticos apresento a solução do pêndulo gravítico simples com base em funções elípticas aproveitando o pêndulo gravítico esférico para introduzir uma ideia, à luz da mecânica lagrangiana, das variáveis acção-ângulo, entidades que tiveram um papel preponderante do desarrolar da física quântica.

About these ads

Sobre serolmar

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como programador. Frequento também o Programa Doutoral de Matemática da Universidade de Aveiro onde realizo alguma investigação, na área da optimização, sobre o problema da diversidade (caso particular do problema da p-mediana) e o problema da afectação quadrática. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Física. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s