Fórmulas matemáticas

É possível escrever artigos científicos com expressões matemáticas complexas desde que sejam utilizadas imagens para esse efeito. Uma forma de criar as imagens consiste na utilização de um sistema de edição de documentos científicos com as características necessárias para produzir o resultado desejado.
O sistema LaTeX proporciona a possibilidade de gerar fórmulas e texto de excelente qualidade a partir de um rol de comandos específicos. Uma vez criado o ficheiro fonte que contém os comandos de formatação e com o auxílio de compiladores de LaTeX adequados, pode-se gerar o respectivo documento em formatos de apresentação tais como o dvi, o ps ou pdf.
O mimeTeX é um pequeno compilador de LaTeX que permite gerar imagens com expressões matemáticas no formato gif. Para o compilador funcionar, é necessário instalar um servidor de html como por exemplo o Apache http Server uma vez que se trata de um gerador de páginas dinâmicas em cgi que recebe como parâmetro a expressão LaTeX que tem de ser compilada.
O mimeTeX é distribuído em código fonte escrito em C. A compilação do mimeTeX em sistemas Linux é imediata, uma vez que já existe um compilador de C embutido. Para o compilar em ambientes Windows convém instalar um compilador de C que se coadune com os padrões ISO C99. Um bom compilador é fornecido pelo mingw que permite simular ambientes Linux no Windows.
Depois de compilado o mimeTeX, coloca-se o ficheiro cgi na directoria de cgis do servidor e o programa fica pronto a funcionar. Por exemplo, supondo que a directoria para cgis é /cgi-bin/, pode-se gerar a bem conhecida fórmula da relatividade que relaciona a massa com a energia (no browser):

http://localhost/cgi-bin/mimetex.cgi?reverseopaque E=mc^2

Esta ligação funciona se se suposer que o servidor está a correr na máquina local. Caso contrário ter-se-á de substituir o http://locahost pelo domínio correcto.
Existe um servidor na internet que permite gerar essas imagens e que tem o domínio: http://www.texify.com.

Para mais detalhes, é conveniente consultar as páginas relativas a cada uma das tecnologias.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Computadores e Internet. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s