Juramento dos hipócritas

Aqui transcrevo o Juramento dos Hipócritas que é feito na solenidade da recepção de novos médicos na Ordem ou Conselho de Medicina de acordo com a Assembleia Geral da Associação Médica Mundial:
 
"No momento de me tornar um profissional médico: 
1.  Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da Humanidade. 
2.  Darei aos meus mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. 
3. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. 
4. A saúde do meu paciente será minha primeira preocupação. 
5. Mesmo após a morte do paciente, respeitarei os segredos que me foram confiados. 
6. Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da profissão médica. 
7. Os meus colegas serão meus irmãos. 
8. Não deixarei de exercer o meu dever de tratar o paciente em função da idade, doença, deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação político-partidária, raça, orientação sexual, condições sociais ou económicas. 
9. Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da Humanidade.
Faço essas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra."
 
Comentários:
1. Serviços da humanidade – destacam-se dois serviços de suma importância afectos à Humanidade pelos hipócritas. Primeiro, o princípio altruísta e filantrópico de salvar a vida. O segundo, o de criar armas biológicas orientadas para a segurança de todos (nacional e internacional).
2. Fica sempre bem uma máxima deste tipo que de nada serve.
3. Neste ponto é automaticamente excluída a negligência por incompetência.
4. Troque-se a palavra "saúde" por "carteira".
5. Salvo a excepção em que o paciente possa ser considerado um terrorista. O mais interessante é que todo o paciente é suspeito de o ser.
6. Neste caso, basta manter a Humanidade de olhos fechados.
7. Isso é verdade se realmente forem filhos dos mesmsos pais.
8. Salvo a excepção do paciente que não tem por onde pague. Não paga, não é curado. De qualquer forma, devido à inevitabilidade da morte, é indiferente o miserável morrer agora ou daqui a uns anos.
9. Os hipócritas só conhecem a "Lei da Selva". Afinal, do ponto de vista científico, todo o paciente é da classe dos porcos e dos cães para além de ser da ordem dos macacos. Nenhuma outra lei se adequa a este tipo de seres.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Notícias e política. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

