Fizeram-me a cama

Fizeram-me a cama
De tábuas de pinho,
Com mui fina colcha
De lã e de linho.
 
Dos lençois, as flores,
Brilhava cetim
Fizeram senhores
Essa cama p’ra mim.
 
Duas almofadas
Cheiravam a seda
Qual’ história de fadas
Tão linda e tão leda.
 
Quentes cobertores
A cama a cobrir
Puseram senhores
P’ra eu lá dormir.
 
E lá me deitei
Para descansar
Ficando a dormir
Sorrindo a sonhar.
 
À noite acordado
Com frio e tão só
Fora ali deixado
Sem pena e sem dó.
 
Cobria-me um trapo
Sem eira nem beira
A roupa, um farrapo
De serapilheira.
 
Levaram a seda,
Cetim e o linho
Deixaram-m ‘à berma
Tão só e sozinho.
 
Impaciente espero
O sol do mei’-dia
E o desespero
Será alegria.
 
Esses tais senhores
De casta tão pura
São os dissabores
Da triste amargura.
 
Dedicado a cada um dos portugueses.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Poemas. ligação permanente.

Uma resposta a Fizeram-me a cama

  1. Céu diz:

    (`’·.¸(`’·.¸ ¸.·’´) ¸.·’´)¸.·’´)«`’·.¸.¤ Passei… ¤.¸.·’´»(¸.·` * (¸.·` *(¸.·’´(¸.·’´ `’·.¸)`’ ·.¸) ¸.·´ ( `·.¸ … Só para te desejar `·.¸ ) um Feliz Natal ¸.·)´ e um Ano Novo repleto de sucesso, amor, (.·´ paz e muitas realizações!!!…*´¨) (`’·.¸(`’·.¸ ¸.·’´) ¸.·’´)¸.·’´)«`’·.¸¤ Bjos!… ¤.¸.·’´»(¸.·` * (¸.·` *(¸.·’´(¸.·’´ `’·.¸)`’ ·.¸) Espero encontrar-te sempre presente no meu blog e na minha vida!!Carinho da Céu

Deixe uma Resposta

