Rotações circulares e hiperbólicas no plano

No artigo Física: Noções básicas e transformações de coordenadas, apresentei uma dedução das equações que relacionam medições entre referenciais inerciais em relatividade restrita. No ficheiro Rotações no plano apresento uma forma de descrever as transformações do ponto de vista geométrico.
No fundo, o espaço-tempo pode ser considerado como um espaço geométrico onde a distância entre os pontos é dada por uma expressão diferente da comum. A lei de transformação entre dois referenciais iniciais que se movem com uma velocidade relativa não nula corresponde, de facto, à rotação hiperbólica no espaço-tempo de forma que o eixo do tempo fique alinhado com a recta de equação x=vt.
Esta ideia, aliada ao princípio da equivalência, permite interpretar a gravidade como uma propriedade geométrica do espaço-tempo, uma vez que afecta todas as formas de massa e energia.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Física. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s