Hipercurvaturas II

No artigo Hipercurvaturas apresentei a construção de uma base natural de vectores associada a uma curva num espaço de dimensão finita qualquer. Neste sistema, a norma da taxa de variação de cada um dos vectores unitários dessa base relativamente ao arco de curva indica uma medida do seu deslocamento angular aquando do movimento de um ponto da curva para um outro vizinho. No entanto, na altura tinha pensado numa forma de calcular esses vectores unitários com base nas derivadas das várias ordens.

Decidi colocar um pequeno artigo com expressões que permitem o cálculo das curvaturas e dos coeficientes associados aos vectores unitários da base natural, baseadas em ideias de teoria de determinantes. A notação não é a mais simples mas foi o melhor que pude arranjar neste momento.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s