Gráficos

Um professor de matemática bem atento observa que o GAVE (Gabinete de Avaliação Educacional) atribui uma larga fatia da avaliação aos gráficos de funções. Confesso que são tão imaginativos que nem consigo imaginar o propósito (tanto a nível académico como até mesmo educacional) da maioria dos exercícios relacionados com este tema secular. Já dizia o Lagrange no século XVIII que a geometria era uma linguagem do passado e o Fermat, o Descartes (descobridor do referencial cartesiano) o Newton e outros que tais lidavam com situações bem mais interessantes do que andar a ver onde ia parar um gráfico depois de ser transladado ou o movimento de pontos que é do tempo de Neper. É vulgar pensar-se que um gráfico é aquilo que se faz com uma calculadora gráfica. Isso é errado! Podemos fazer gráficos das funções mais conhecidas à mão, usando um compasso e uma régua não graduada.
Com vista à desmistificação dos gráficos, decidi escrever um pequeno texto, Gráficos, onde proponho construções à manápula. Neste texto assumo sem prova que o gráfico da função f(x)=1/x consiste numa hipérbole. Para uma prova, consultar Exponencial e Logaritmo.
Algo mais fica por dizer mas… uma intuição geométrica pode trazer muitas vantagens. Convém é saber geometria com o rigor dos antigos.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s