O princípio de Huygens-Fresnel

No seu Traité de la lumière où sont expliquées les causes de ce qui luy arrive dans la reflexion, dans la refraction et particulerement dans l’etrange refraction, o autor propõe-se explicar os fenómenos da reflexão e da refracção, incluindo o fenómeno da birrefringência ou refracção dupla. A reflexão resulta da mudança de direcção dos raios luminosos quando a luz embate numa superfície. A refracção resulta na mudança de direcção de uma raio luminoso quando este passa de um meio para outro com propriedades ópticas diferentes. O fenómeno da refracção pode ser observado quando objectos parcialmente imersos em água parecem quebrados à superfície. A refracção dupla é uma característica típica de cristais tais como a calcite e trata-se de um fenómeno mais intrincado. Neste último caso, o raio luminoso é bipartido em dois. Baseando-se em algumas considerações sobre o movimento de bolas, Descartes na sua obra Dioptrique explica os dois primeiros fenómenos. O físico Huygens considera que os fenómenos ópticos resultam da transmissão de quantidade de movimento entre partículas do éter. Esta transmissão de quantidade de movimento resulta das colisões de umas partículas com as partículas vizinhas. Deste modo, cada ponto do espaço pode ser encarado como uma fonte de ondas luminosas, no que resulta a teoria ondulatória da luz.

Esta teoria não foi muito aceite até que Fresnel apresenta o seu trabalho Mémoire sur la diffraction de la lumière da qual baseia a sua explicação do fenómeno de difracção. Destes dois trabalhos resultou um método analítico aplicado à propagação de ondas, conhecido como princípio de Huygens-Fresnel.

Escrevi um texto com o título em epígrafe onde apresento uma discussão um pouco mais detalhada deste princípio.

Referências:

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Física. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s