Afinfei no mafagafo

Encontrei um mafagafo
Por aí a passear.
Afinfei-lhe c’um sarrafo,
Deixei-o a estrebuchar.

Do mafagafo asco tinha
Mesmo ali à minha frente.
Com mais uma sarrafada
Deixei-o inconsciente.

Os lábios de raiva mordi
E com força no meu punho
Mais um golpe lhe ingfligi.
Não soltou sequer um grunho.

A ira sentia aumentar
Enquanto mais o derreava
E sem pensar em parar
Por pouco não o matava.

Olhei p’ra ele de lado
Num repente arrependido
Encheu-me o peito de pena
Ao vê-lo aos meus pés caído.

Donde vinha tanta dor,
Aversão de entristecer?
Queria eu então matá-lo
Mas vou deixá-lo viver.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Poemas. ligação permanente.

3 respostas a Afinfei no mafagafo

  1. Júlia diz:

    Desculpa a minha ignorância, Sérgio., mas o que é um mafagafo? É algum termo aí de Ovar? Nunca tinha ouvido.Mas o poema está muito giro, gostei de toda aquela sequência.Abraço

  2. Sérgio diz:

    O mafagafo é o mesmo que pio-pardo ou gambozino. Escolhi mafagafo para rimar com sarrafo. São aqueles seres que de vez em quando decidimos caçar looooool! É bem conhecida a expressão: "Anda à caça dos gambozinos".Não é terminologia específica de cá. O mafagafo até faz parte de um trava-línguas.Para mim, essas ideias, têm uma conotação humorística.

  3. Júlia diz:

    Sim, sim, Sérgio, essa expressão «anda à caça de gambozinos» já era do meu conhecimento, aliás, em miúdos, brincávamos com isso, quando estavamos de férias e dizíamos que os gambozinos, de noite, iam comer camarinhas nas dunas da praia. O termo «mafagafo» é que é novo para mim – estamos sempre a aprender, não é?Obrigada pela explicação e um abraço

Deixe uma Resposta

