Pela mão de sua mãe

Por estas ruas sem tino
Onde não anda ninguém,
Segue um pequeno menino
Pela mão de sua mãe.

Numa mão leva um brinquedo,
Na cabeça, um chapéu
Para o sol intenso e ledo
A brilhar forte no céu.

Com passo curto e apertado
De corpo claro e pequeno
Vai o menino aloirado
Ao sabor de doce ameno.

Uma camisa de linho
Desfraldada e uns calções,
Uns sapatos p’ró caminho,
Traz em si recordações,

Recordações da minha infância,
Era eu ‘inda criança
Que ali passava também
Pela mão da minha mãe.

Nos lábios riso feliz,
O ‘lhar alegre, tão bem
Segue contente o petiz
Pela mão de sua mãe.

Sem saber com que destino,
O qu’ ir encontrar além,
Vai o pequeno menino
Pela mão de sua mãe.

Um sorriso iluminado
Na face, tão linda estampa
Com olhos esbugalhados
De inocência de criança.

Às vezes dá uma corrida,
Outras põe-se a saltitar
Certo que ao longo da vida
A mãe sempre o há-de amar.

Onde vai? De onde vem,
O menino que ali vejo
Pela mão de sua mãe,
Pela mão do seu desejo.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Poemas. ligação permanente.

2 respostas a Pela mão de sua mãe

  1. Júlia diz:

    Que lindo e ternurento poema, Sérgio Vou copiá-lo para o meu blogue.Abraço

  2. Tita diz:

    Lindo, lindo, lindo…penso que neste texto mostras de forma bem evidente o verdadeiro significado da palavra mãe. Sei que o amor de mãe para com os filhos e dos filhos para com o ser que nos colocou no mundo é o mais lindo de todos, mesmo quando partilhado entre várias pessoas. Mãe é mãe e sabemos bem que o amor dela mais ninguem nos pode dar. No meu caso posso afirmar que a minha também é um exemplo a seguir. Alguém com quem sei que posso contar hoje e sempre, em todos os momentos, nao só nos tristes, como também nos momentos de alegria…Mãe é uma palavra pequena, mas tem, a meu ver, um enorme significado e carga simbolistica, sendo para mim, e a par do amor, uma das mais belas palavras do dicionário português…Fica bem. Uma excelente semana um abraço

Deixe uma Resposta

