Coordenadas dos vértices nos sólidos platónicos

Já aqui tenho colocado algum material sobre sólidos platónicos (veja-se, por exemplo, uma tímida exibição em Os sólidos platónicos, Os sólidos platónicos II e O icosaedro). O seu objectivo primário prende-se com a construção deste tipo de sólidos com o recurso ao Autocad.

Os processos de construção que utilizei baseiam-se em operações geométricas resultantes da respectiva planificação, bem como algumas ideias de simetria. Contudo, a construção destes sólidos torna-se muito mais simples desde que sejam conhecidas as coordenadas dos seus vértices. Foi com este intuito que elaborei o texto Os sólidos platónicos, onde apresento o resultado desta minha pequena reflexão.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s