Distância entre espaços afins

Um dos problemas que se colocam em Álgebra Linear e Geometria Analítica consiste na determinação de distâncias entre dois pontos, entre um um ponto e uma recta, entre um ponto e um plano, entre duas rectas, entre uma recta e um plano ou entre dois planos. Podemos abreviar o enunciado dizendo que tal problema se prende com a determinação dad distância entre dois espaços afins. Este problema vai um pouco mais longe, uma vez que estamos habituados a entidades que emergimos num espaço euclideano tridimensional e é possível generalizar o conceito de distância a espaços com dimensão superior.

No vídeo seguinte, apresento um método para determinar a distância entre espaços afins em qualquer número de dimensões, o qual deverá ser encarado de forma crítica. A respectiva expressão com base no determinante de certas matrizes resulta, de certo modo, do processo de ortogonalização dos vectores directores desses espaços.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática, Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s