Investigações sobre o método dos máximos e mínimos

Encontra-se no Tratado das Fluxões de Maclaurin um método para determinar os pontos nos quais uma função atinge um máximo ou um mínimo para uma variável. Em geral, um ponto é máximo ou mínimo se satisfizer uma série de relações que envolvem a primeira derivada e as derivadas de ordens superiores.

De facto, é bem conhecido que se uma função atingir um máximo ou um mínimo num ponto então a primeira derivada nesse ponto terá de se anular. Se vários pontos são tais que as respectivas derivadas valem zero, é necessário recorrer a condições nas derivadas de ordens superiores para determinar a sua natureza.

Quando estamos na presença de várias variáveis, o problema complica-se substancialmente. Este foi resolvido por Lagrange, o qual apresentou um método prático para determinar os máximos e mínimos duma função num artigo que traduzi como Investigações sobre o método dos máximos e mínimos (seguir ligação para ler).

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática. ligação permanente.

Uma resposta a Investigações sobre o método dos máximos e mínimos

  1. Pingback: A derivada | Sérgio's space

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s