O número pi

O \pi (pi) talvez seja a constante mais conhecida em matemática e representa o coeficiente de proporcionalidade entre a área e o quadrado do raio de um círculo. Mostrou-se que esse número é transcendente e ainda hoje são despendidos esforços no cálculo das suas casas decimais.

Como o tema se alonga, apresento no skydrive o texto O número pi onde apresento alguns dos resultados clássicos. Os mais recentes ficam de fora, uma vez que se baseiam em teoria das funções especiais, a qual constitui um campo muito extenso devido à quantidade de técnicas que lhe são subjacentes.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s