Ensaio sobre um novo método para determinar os máximos e os mínimos das fórmulas integrais definidas

O problema da braquistócrona lançado por Bernoulli despertou o interesse dos geómetras do seu tempo e das gerações posteriores. Entre estes, detaca-se Euler que foi o primeiro a tratar esse e uma generalização desse tipo de problemas.

O métondo foi estendido por Lagrange numa Memória cujo título vem em epígrafe encontrado-se uma tradução que realizei aqui. Decidi traduzir o artigo não apenas por conter importantes ideias no campo do cálculo das variações mas também por considerar que foi aí que o autor expôs pela primeira vez o método dos multiplicadores. Além disso conseguiu coaduná-lo com a resolução de problemas de mecânica numa Memória posterior.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s