Trabalhos de Sistemas de Apoio à Decisão

O plano de estudos do Programa Doutoral em Matemática da Universidade de Aveiro que me foi atribuído previu a frequência e aprovação numa disciplina exógena à área de especialização. Optei, então, pela disciplina de Sistemas de Apoio à Decisão ministrada pelo Departamento de Engenharia e Gestão Industrial. Apesar de entregar esta escolha aos ditames da sorte, uma vez que não se trata de uma disciplina no âmbito de programação, e  à sonoridade da sua designação, considero que acabou por exceder as minhas expectativas iniciais por me ter permitido, não só a aprofundar alguns dos conceitos de optimização que serão uma mais-valia no desenvolvimento da tese, como também me permitiu perceber as ferramentas que poderão ser utilizadas nos processos de decisão dos estratos mais elevados da gestão empresarial.

Para obter aprovação positiva numa área que se situa fora do âmbito dos meus interesses, optei por apostar no desenvolvimento dos trabalhos em detrimento do exame escrito. Com isto em mente, elaborei dois trabalhos, um sobre o problema do roteamento de veículos e outro sobre o problema de afectação quadrática cujo conteúdo considero pertinente ser aqui partilhado. Aponho, de seguida, a ligação para os relatórios e as apresentações e uma breve descrição do respectivo conteúdo.

Roteamento de veículos: Neste trabalho apresentei um conjunto de modelos em Fico XPress que permitem resolver o problema do rotamento de veículos, com um veículo e vários veículos, uma gare e várias gares, incluindo janelas temporais. Na ligação aponho apenas o modelo capaz de contemplar todas as opções citadas.

Problema de afectação quadrática: No decurso deste trabalho elaborei uma heurística de pesquisa local (que no exemplo estudado corresponde à enumeração de todas as soluções possíveis e à obtenção do óptimo global), uma heurística construtiva e uma de melhoramento. Em adenda, como meta-heurísticas estudei a pesquisa tabu, o algoritmo genético e a recristalização simulada. Na ligação acima podemos encontrar um arquivo comprimido com o projecto em VS 2010 e o código que desenvolvi com vista à resolução do problema em questão.

Como nota final, aproveito para observar que tanto a heurística tabu como a recristalização simulada me permitiram obter excelentes resultados em baixo tempo computacional. Quanto ao algoritmo genético, parece-me que deixa muito a desejar no seio deste tipo de problemas. Contudo, como a dimensão da instância considerada é deveras pequena, talvez seja demasiado permaturo alvitrar tal conclusão.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Trabalhos de Sistemas de Apoio à Decisão

  1. Pingback: O problema da gestão óptima da diversidade | Sérgio's space

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s