A permutação das raízes nas equações polinomiais

A teoria das equações polinomiais sempre foi um tema que me causou e ainda causa um enorme fascínio. Facilmente resolvemos equações do primeiro e segundo graus e é possível resolvermos, com alguma dificuldade, equações do terceiro e do quarto graus. Porém, o caso muda de figura quando nos envolvemos com equações cujo grau seja superior. Decidi, portanto, elaborar um pequeno texto, que apus em A permutação das raízes nas equações polinomiais com uma exposição das ideias que tenho vindo a assimilar e que considero pertinentes para a prossecução do estudo desta extraordinária disciplina.

Deixo a nota de que ainda não trabalhei os teoremas que surgem no final com exemplos de aplicação práticos. No entanto, penso fazê-lo numa próxima oportunidade.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s