O problema da gestão óptima da diversidade

Diminuí consideravelmente a frequência com que aqui partilho algumas ideias. Este facto deve-se ao tempo disponível que cada mais me parece limitado devido ao trabalho que me propus desenvolver aquando do meu ingresso no Programa Doutoral. Neste seguimento, terei de me concentrar em dois problemas:

  • Problema da gestão óptima da diversidade
  • Problema da configuração óptima de splices em cablagens para veículos automóveis

Várias formulações e algoritmos associados ao primeiro problema já os encontramos na tese de Briant, Étude théorique et numérique du problème de la gestion de la diversité. Aqui podemos identificar três abordagens formais, nomedamente, como um problema de fluxo de custo mínimo numa rede com ligações de custo fixo, como um problema de localização com custos fixos ou como um problema da p-mediana. É esta última a abordagem de eleição no trabalho que desenvolvo.

Relativamente ao segundo problema, apesar da quantidade de publicações na área ser escassa, este pode ser reduzido a uma série de sub-problemas cuja modelação se enquadra em alguns dos problemas clássicos bem esmiuçados na literatura. Debruçar-me-ei sobre este problema num futuro próximo.

Publiquei na pasta Doutoramento apresentações O problema da diversidade e Improving solutions of the optimal diversity management problem que elaborei para apresentar, respectivamente, nas conferências em optimização IO2013 e MiniEuro 2014. Nesta pasta encontram-se ainda os trabalhos que desenvolvi no âmbito da frequência na disciplina “Sistemas de Apoio à Decisão” aos quais fiz referência no artigo Trabalhos de Sistemas de Apoio à Decisão.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a O problema da gestão óptima da diversidade

  1. Pingback: Heurísticas e relaxações para o problema da gestão óptima da diversidade | Sérgio's space

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s