Equações diferenciais parciais lineares e de primeira ordem – um caso particular

A termodinâmica axiomática foi introduzida por Carathéodory e centra-se sobre uma género de equações diferenciais parciais lineares de primeira ordem. Um pouco de investigação permite identificar os principais autores que se debruçaram sobre este tema.

Como o trabalho de Pfaff, cujo nome é associado a este tipo de equações, se encontra em alemão, cai fora da minha esfera de actividade. Porém, considerei ser interessante traduzir os textos Método geral para integrar as equações em derivadas parciais de primeira ordem de Lagrange e Sobre o problema de Pfaff por Darboux.

Sobre Sérgio O. Marques

Licenciado em Física/Matemática Aplicada (Astronomia) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mestre em Matemática Aplicada pela mesma instituição, desenvolvo trabalho no PTC (Porto Technical Centre) - Yazaki como Administrador de bases-de-dados. Dentro o meu leque de interesses encontram-se todos os temas afins às disciplinas de Matemática, Física e Astronomia. Porém, como entusiasta, interesso-me por temas relacionados com electrónica, poesia, música e fotografia.
Esta entrada foi publicada em Matemática, Sem categoria com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s